segunda-feira, 20 de julho de 2020

1º BIMESTRE HISTÓRIA DE ÓBIDOS / 7º ANO

Conhecendo Séculos

Como podemos aprender de forma sistemática a observar um ano qualquer e assim possamos dizer a qual Século aquele ano pertence?

CASO 1: ano 1654         Século XVII 

Siga as etapas abaixo

 

1.  Observe o ano, veja se é uma unidade, dezena, centena ou uma milhar;

2.  Como é uma milhar, separe duas casas decimais à esquerda;

3.  Observe nos números à direita, “se existe número diferente de zero”.

4.  Se existir, some (+1) ao numero da esquerda e você terá o século;

5.  Se não existir você já tem o século, o número à esquerda;

6.  Lembre-se que séculos só é escrito em algarismo romano.

Ex 1: ano 1304   -    Século XIV      

Ex 2: ano 1100   -    Século XI

 

CASO 2: ano 304    -    Século IV

Siga as etapas abaixo 

1. Observe o ano, veja se é uma unidade, dezena, centena ou uma milhar;

2. Como é uma centena, separe uma casa decimal à esquerda;

3. Observe nos números à direita, “se existe número diferente de zero”;

4. Se existir, some (+1) ao numero da esquerda e você terá o século;

5. Se não existir você já tem o século, o número à esquerda;

6. Lembre-se que séculos só é escrito em algarismo romano.

Ex 1: ano 304           Século IV

Ex 2: ano 200           Século II

 

CASO 3: ano 20        Século I

Obs importante. Um século equivale a um período de 100 anos. Logo do ano 1 ao ano 100, temos o Século I.

Ex 1: ano 30             Século I

Ex 2: ano 100           Século I

 Séculos em Algarismo Romano

 

1-I

11-XI

30 – XXX

D – 500

2-II

12-XII

40 – XL

DC – 600

3-III

13-XIII

50 – L

CM – 900

4-IV

14-XIV

60 – LX

M – 1000

5-V

15-XV

90 – XC

 

6-VI

16-XVI

100 – C

 

7-VII

17-XVII

200 – CC

 

8-VIII

18-XVIII

400 – CD

 

9-IX

19-XIX

 

 

10-X

20-XX

 

 


Numeração Romana

Nº Romano

Nº Romano

Nº Romano

Nº Romano

Nº Romano

1

I

26

XXVI

51

LI

76

LXXVI

200

CC

2

II

27

XXVII

52

LII

77

LXXVII

300

CCC

3

III

28

XVIII

53

LIII

78

LXXVIII

400

CD

4

IV

29

XXIX

54

LIV

79

LXXIX

500

D

5

V

30

XXX

55

LV

80

LXXX

600

DC

6

VI

31

XXXI

56

LVI

81

LXXXI

700

DCC

7

VII

32

XXXII

57

LVII

82

LXXXII

800

DCCC

8

VIII

33

XXXIII

58

LVIII

83

LXXXIII

900

CM

9

IX

34

XXXIV

59

LIX

84

LXXXIV

1000

M

10

X

35

XXXV

60

LX

85

LXXXV

1100

MC

11

XI

36

XXXVI

61

LXI

86

LXXXVI

1200

MCC

12

XII

37

XXXVII

62

LXII

87

LXXXVII

1300

MCCC

13

XIII

38

XXXVIII

63

LXIII

88

LXXXVIII

1400

MCD

14

XIV

39

XXXIX

64

LXIV

89

LXXXIX

1500

MD

15

XV

40

XL

65

LXV

90

XC

1600

MDC

16

XVI

41

XLI

66

LXVI

91

XCI

1700

MDCC

17

XVII

42

XLII

67

LXVII

92

XCII

1800

MDCCC

18

XVIII

43

XLIII

68

LXVIII

93

XCIII

1900

MCM

19

XIX

44

XLIV

69

LXIX

94

XCIV

2000

MM

20

XX

45

XLV

70

LXX

95

XCV

2100

MMC

21

XXI

46

XLVI

71

LXXI

96

XCVI

2200

MMCC

22

XXII

47

XLVII

72

LXXII

97

XCVII

2300

MMCCC

23

XXIII

48

XLVIII

73

LXXIII

98

XCVIII

2400

MMCD

24

XXIV

49

XLIX

74

LXXIV

99

XCIX

2500

MMD

25

XV

50

L

75

LXXV

100

C

2600

MMDC


O ILUMINISMO

Iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Além disso, teve grande influência no contexto cultural, social, político e espiritual em diversos países.

Também conhecido como "Época das Luzes", este foi um período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem.

O Iluminismo foi um processo desenvolvido para corrigir as desigualdades da sociedade e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade e a livre posse de bens. Os iluministas acreditavam que Deus estava presente na natureza e também no próprio indivíduo, sendo possível descobri-lo por meio da razão.

As raízes do movimento iluminista começaram a crescer a partir do século XVII, através dos trabalhos do francês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. Sua teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo".

Era na França do século XVIII, o palco mais expressivo das contradições dos limites feudais, que se chocavam com os grupos privilegiados e o rei.

As lutas sociais, o desenvolvimento da burguesia e de seus negócios, e a crença na racionalidade chegaram ao auge na propagação dos ideais iluministas, estes levados pela onda da Revolução Francesa. Puseram fim às práticas feudais existentes naquele país e estimularam a queda de regimes absolutistas-mercantilistas em outras partes da Europa.

No Brasil, os ideais iluministas (o fim do colonialismo e absolutismo, o liberalismo econômico e a liberdade religiosa) estiveram presentes no Brasil e foram responsáveis pela Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Fluminense (1794), a Revolta dos Alfaiates na Bahia (1798) e a Revolução Pernambucana (1817).

O Iluminismo serviu de motivação para os movimentos separatistas do século XVIII no Brasil e teve uma grande importância no desenvolvimento político do país.

DESPOTISMO ESCLARECIDO

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo adotada pelos Reis, no século XVIII, como uma alternativa para a Monarquia Absolutista que estava em crise, devido às ideias Iluministas.

Até então, acreditava-se que o monarca era escolhido por Deus. Sem serem questionados, os monarcas exerciam seu poder de forma centralizada, absoluta. No entanto, desde o século XVII as ideias dos filósofos iluministas ganhavam espaço por toda a Europa. O Iluminismo foi um movimento filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorou por toda a Idade Média. De acordo com a divisão da sociedade naquela época, pode-se dizer que o Iluminismo foi um movimento iniciado pela burguesia.

Alguns monarcas sofreram influências das ideias iluministas, e realizaram algumas reformas em seus reinos, reformas estas que contribuíram para o desenvolvimento de suas nações. Esses monarcas ficaram conhecidos como Déspotas Esclarecidos, ou seja, como Reis Absolutos Iluminados.

Os principais déspotas esclarecidos foram:

• Catarina II da Rússia – a partir das ideias iluministas, sobretudo de Voltaire e D’Alembert, a imperatriz limitou a interferência da igreja, pois passou a aceitar todas as crenças religiosas; construiu escolas e modernizou a administração, assim como reformou algumas cidades. O filósofo iluminista Diderot esteve na Rússia, a convite de Catarina II.

• José II, da Áustria – Apesar de não ter se aproximado dos filósofos iluministas, provavelmente por ser católico, José II realizou grandes reformas a partir das ideias iluministas na Áustria. Aboliu a tortura e a servidão, passou a cobrar impostos do clero e da nobreza, antes poupados, fundou escolas, construiu hospitais, reformou a legislação e permitiu todas as crenças religiosas.

• Frederico II da Prússia: Foi o monarca mais próximo dos filósofos iluministas, tendo inclusive, os acolhido quando os mesmos sofreram perseguições na França. Frederico II aboliu as torturas, fundou escolas, reformulou o sistema penal passou a aceitar todas as crenças religiosas.

 

Marquês de Pombal – Não era um monarca, e sim um conde português, ministro do Rei D. José, de Portugal. Pombal expulsou os jesuítas das terras portuguesas (Portugal e suas colônias) e reformou a estrutura administrativa (educacional, econômica, social e do exército), desenvolvendo, dessa forma, o comércio colonial.

As ideias iluministas adotadas pelos Déspotas Esclarecidos foram somente aquelas que não prejudicavam a manutenção da forma de governo que os mantinha, ou seja, que não eram contra a Monarquia Absolutista.

A POLÍTICA POMBALINA EM ÓBIDOS

 

Em Óbidos as decisões tomadas pelo Ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, sob a influência dos ideais iluministas, tiveram grande repercussão, uma vez que a partir de 1755, com a determinação do Governador da Província Francisco Xavier de Mendonça Furtado, irmão de pombal, que após sair de Belém em 16 de janeiro e chegando em Óbidos a 22 de março de 1758, determinou a execução das ordens de Pombal no intuito de que houvesse a mudança da nomenclatura das aldeias e vilas na Amazônia, tudo isso sob as orientações da Carta Régia de 7 de Junho de 1755, mas não era somente isso, vejamos:

 

ü  Mudança de nomes de aldeias e vilas de indígenas por nomes portugueses, exemplo: Vila Gurupatuba para Vila de Monte Alegre, de Aldeia Pauxis para Vila de Óbidos (fazendo referência a Vila de Óbidos portuguesa que mantém as mesmas características de relevo) esta graduação se deu em 25 de março de 1758, sábado. O Governador juntou a aldeia junto ao Fortaleza Pauxis a duas outras aldeias, uma situada à meia hora pouco acima no rio Amazonas e outra aldeia a um dia de viagem, que eram comandadas pelos Capuchos da Piedade;

 

ü  Nomeou diretores civis para os núcleos missionários;

 

ü  Alertou os soldados reinóis para estarem atentos às reações dos jesuítas que poderiam levar os indígenas que estavam sob suas ordens;

 

ü  Mudou a condição jurídica dos índios do local que eram considerados “menores” e passavam a ter responsabilidade jurídica, ou seja, “maiores”, iguais aos cristãos ibéricos, passaram a ter voz e representatividade sociopolítica, porém, não sabiam ler nem escrever, nesse caso, quem sabia tinha o poder nas mãos.

 

De acordo com Arthur Cézar Ferreira Reis, no livro “História de Óbidos”, nos informa que a Criação da vila pode ter sido assim: “reunidos os índios e os moradores brancos que houvesse, rasgada uma praça, levantado o pelourinho, o Capitão-General, cercado de seus auxiliares, declarava criada vila, fazia ler o nome dos que nomeava para integrar inicialmente a Câmara Municipal, passando a empossa-los”. (Reis, 1979).

Atividade final 1º bimestre

I – Observe o ano e escreva o Século ao lado: (1,0 pt)

a) 1697 -

f) 301 -

b) 540 -

g) 1550 -

c) 35 -

h) 1200 -

d) 1250 -

i) 80 -

e) 900 -

j) 1001 -

 II – Com base na leitura dos textos marque a alternativa correta.

1. O que foi o Iluminismo? (1,0 pt)

a) Um movimento que propôs a implantação da energia na Comunidade Cipoal.

b) Um movimento iniciado por Tomas Edson que permitiu a invenção da lâmpada elétrica incandescente.

c) O movimento denominado de Luz Para Todos que levou energia para as pessoas nos mais diversas comunidades do Brasil.

d) Foi um Movimento intelectual que aconteceu na França, no século XVIII e que se espalhou pelo mundo devido a influência das ideias de “Liberdade, Progresso e Homem” eram temas muito debatidos.

e) Foi o Movimento de renovação da Fé dos cristãos, em tempo de pandemia, que pediam a Iluminação de seus corpos pela força do Espírito Santo.

3ª Quais movimentos foram influenciados pelas Ideias Iluministas: (1,0 pt)

a) Renova Óbidos, Luz Para Todos, MST (Movimento Sem Terra), Auxílio Alimentação;

b) Revolução Francesa, Guerra do Paraguai, MST (Movimento Sem Terra), Auxílio Alimentação;

c) Revolução Francesa, Inconfidência Mineira, Revolta dos Alfaiates, Revolução Pernambucana;

d) MST (Movimento Sem Terra), Auxílio Alimentação, Greve Geral, Pandemia, Corrida de cavalos;

e) MST (Movimento Sem Terra), Auxílio Alimentação, Greve dos Caminhoneiros, Greve dos Professores, Revolução Francesa.

4ª O que foi o Despotismo Esclarecido? (1,0 pt)

a) Foram as ideias iluministas que foram usadas para iluminar as ruas de Óbidos.

b) Foi uma forma de adaptação dos Reis da Europa diante das ideias iluministas, onde os Reis, sob influencia do Iluminismo passaram a fazer reformas em seus reinos e sobre suas formas de governar. 

c) Foi o movimento intelectual que ocorreu na França e valorizava o uso da Razão sobre a visão Teocêntrica da Idade Média.

d) Foram movimentos socias na França que culminaram na chamada queda da Bastilha.

e) Foi o Movimento Social que aconteceu na Inglaterra que tinha como Lider o Lendário Hobin Hood.

5ª. Quais foram os principais reis Absolutistas? (1,0 pt)

a) D. José, Marquês de Pombal, José II, Frederico II, Catarina II;

b) D. José, Marquês de Pombal, José II, Frederico II, Catarina II, Pedro II;

c) D. José, Maria I, José II, Frederico II, Catarina II, Pedro II;

d) D. José, Marquês de Pombal, José II, Frederico II, Catarina II, Henrique VIII;

e) D. José, José II, Frederico II, Catarina II, Pedro II;

6ª. Descreva como pode ter sido a Fundação de Óbidos. (1,0 pt)

R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

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