segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

DISCURSO COLAÇÃO DE GRAU DO SOME 1ª TURMA DA VILA UNIÃO DO CURUMÚ


O DIRETOR DA 7ª URE E A TURMA

Excelentíssimo Senhor Jaime Barbosa da Silva atual prefeito do município de Óbidos, em nome de quem eu cumprimento a todas as autoridades que compõem a mesa.
Senhor Professor Horácio Azevedo, paraninfo da turma, em nome de quem eu cumprimento os pais, as mães, os filhos e as filhas de Óbidos, na Vila Curumú, presentes neste recinto, colandos e colandas. Boa noite.

Em nome da Secretária de Estado de Educação, Senhora Iracy Gallo e da Governadora do Estado, Senhora Ana Júlia Carepa podemos dizer que cada evento da Educação que aconteça em algum dos municípios dentre Alenquer, Curuá, Juruti, Oriximiná, Faro, Terra Santa e Óbidos que compõem a 7ª Unidade Regional de Educação é uma conquista a mais para o povo que ajudou a eleger a Governadora do Estado.
Isso porque dentre as propostas que temos discutido na Capital do Estado junto com os técnicos da SEDUC e a própria Secretária é que o acesso a Educação pública de qualidade é o nosso foco, nossa meta. Porque como disse John Dewei “A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida”.
Como neste momento o tema mais importante é a Educação. Quando assumimos a 7ª URE e tivemos como uma de nossas atribuições a reorganização do sistema de ensino, naquele momento chamado de GEEM, agora SOME, não sabíamos direito como estavam as especificidades do processo, mas após 15 dias de pesquisa, nos deparamos com falta de professores e muitas disciplinas atrasadas, mais de 95. Do Curumú mesmo faltavam inúmeras, mas tínhamos metas, e precisávamos fazê-las virarem realidade, pois como disse Karl Marx "De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática." Então arregaçamos as mangas e discutimos com a SEDUC a contratação de professores, ao mesmo tempo que reorganizávamos o Sistema como um todo.
Avançamos nos dois processos, colocamos as disciplinas atrasadas cobramos assiduidade dos professores e quando o Senhor João Neto Rodrigues assumiu a Coordenação do SOME eu lhe disse: “João, a nossa prioridade no SOME são os Terceirões, e mais, queremos que o SOME possa fazer as colações dentro do ano letivo”, ou seja, como o sistema de ensino possui quatro módulos durante o ano e um módulo de janeiro a fevereiro, havia possibilidade de fazermos colação de grau no mês de dezembro.
Não sabíamos ainda em qual turma ou comunidade, mas quando fomos convidados a participar de uma reunião há alguns meses, e foi interessante pois teríamos que ir primeiro em Oriximiná tratar de assuntos junto as Escolas Estaduais daquele município, como é distante e nosso veículo não é tão adequado para encarar essas estradas, fomos e chegamos tarde da noite aqui nesta comunidade, mas chegamos, e para nossa surpresa os alunos estavam nos esperando e perguntaram “é possível fazermos a colação no Curumú dia 27 de dezembro”, nossa resposta foi única, direta, exata, SIM, podemos fazer com que isso aconteça.
A Meta estava em nossas mãos, pronta para ser alcançada, e hoje aos 27 de dezembro de 2008, estamos nós, autoridades, e a comunidade escolar do município de Óbidos testemunhando a concretização da Meta, quando os alunos da Vila Curumú recebem das mãos do Senhor Professor Sidomar Figueira da Silva, diretor da EEEM São José, em exercício, o certificado de conclusão de curso através do Sistema Modular de Ensino, o Ensino Médio Modular.
Então nos deparamos justamente neste momento, nesta comunidade, a concretização da meta do governo do Estado do Pará, no que diz respeito à educação, de podermos levar a educação pública, de qualidade, para o povo nas mais distantes localidades do Estado, permitindo com que pais, mães, irmãos, irmãs, amigos possam alcançar o ensino médio sem ter que deixar suas casas, sem terem que se deslocar para os centros urbanos.
Por que para o modelo de governo do partido dos trabalhadores, é o povo quem deve ter acesso ao melhor da educação em qualquer lugar que esteja, para que o cidadão possa ser cada vez mais consciente, já que como disse Karl Marx “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”.
Encontrar e estimular o ser social presente em cada um dos Cidadãos, deve ser, e é, o maior legado da educação para com o povo e esse é o nosso trabalho, esse é o trabalho da Secretaria de Estado de Educação, da 7ª URE, dos educadores como um todo.
Então, caros colandos olhem para frente, elejam as novas metas de suas vidas, lembrem-se que a conquista do ensino médio não é um beco sem saída, mas sim, a porta de entrada de um novo mundo a ser construído, e esse mundo depende de cada um de vocês.


Márcio Rubens da Silva Gomes
Diretor da 7ª Unidade Regional de Educação
Óbidos – Pará, 27 de dezembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.